15 dezembro 2009

Saiba mais sobre o Nascedouro Cineclube e os filmes de estréia

A história do Nascedouro Cineclube começou em junho deste ano, com uma parceria entre a Magis e o CTCD, que juntos elaboraram um projeto para concorrer a um kit para formação de um cineclube, através do edital do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura. O projeto foi selecionado e os parceiros começaram a fazer um trabalho de mobilização da comunidade de Peixinhos. A equipe do cine realizou reuniões com lideranças locais, buscando sensibilizá-las para a importância desta iniciativa; produziu uma pesquisa qualitativa e quantitativa com 300 questionários para a obtenção de dados sobre o perfil do espectador do bairro e suas expectativas para o cineclube; organizou uma eleição para a escolha do nome do cine, a partir dos seis nomes mais citados na pesquisa; e participou do evento Cena Brasil 2009, divulgando a data de inauguração e todo o processo de formação do Nascedouro Cineclube.



Cinema e Pipoca – No bairro de Água Fria, em Recife, funcionou, até 1979, o Cinema Império. O vídeo do recifense Hugo Carneiro traz as lembranças das pessoas que viveram a sala e proporciona uma exibição ao ar livre para os moradores do bairro: o clássico nacional O Ébrio (1946), de Gilda Abreu, com Vicente Celestino. Francisgleydisson é o proprietário do Cine Holiúdy, um modesto cinema no interior do Ceará nos anos 70. O projetor tem um defeito súbito, mas ele consegue resolver de forma criativa e inusitada. O filme foi produzido pelo cearense Halder Gomes. Lisbela e o Prisioneiro, do cineasta Guel Arraes, conta a história de uma moça (Débora Falabella) que adora ir ao cinema e vive sonhando com os galãs de Hollywood dos filmes que assiste. Leléu (Selton Mello) é um malandro conquistador, que em meio a uma de suas muitas aventuras chega à cidade de Lisbela. Após se conhecerem, eles logo se apaixonam, mas há um problema: Lisbela está noiva. Em meio às dúvidas e aos problemas familiares que a nova paixão desperta, há ainda a presença de um matador (Marco Nanini) que está atrás de Leléu, devido a um envolvimento com a mulher do pistoleiro (Virginia Cavendish).



Além da exibição dos filmes e dos debates, a organização do cineclube preparou uma surpresa para esta sessão. Os espectadores receberão senhas numeradas e participarão do sorteio de três filmes nacionais e ainda haverá uma máquina de fazer pipoca, que será distribuída gratuitamente antes de iniciados os filmes. Quem for à sessão inaugural do Nascedouro Cineclube poderá voltar para casa com um filme nacional de alta qualidade. Quais são os títulos? Vá ao Nascedouro Cineclube e descubra.


Fonte:

Sérgio Dantas
Assessoria de Comunicação do CTCD

Nenhum comentário: